Siga nosso Twitter Inscreva-se no nosso canal Em breve Em breve Ouvidoria HOME
Orientação Profissional » links comentados
Navegar pela Internet é um dos caminhos para se manter bem informado sobre o que acontece à sua volta. Para ajudá-lo nessa tarefa, sugerimos e comentamos alguns sites interessantes para serem explorados.
Clique na categoria desejada:

 
Os sites das instituições de ensino costumam ser boas fontes de pesquisa. Neles você pode conhecer melhor cada instituição e seu projeto pedagógico, os cursos oferecidos e a infraestrutura disponível.
  • USP - Universidade de São Paulo - (www.usp.br)
    Este é o portal que reúne todo tipo de informação sobre a USP. Entrando nele, você poderá conhecer a história da universidade, todos os cursos e suas grades curriculares, os projetos de atendimento à comunidade e outros dados importantes. Se você quiser conhecer melhor os cursos disponíveis na USP, clique no item Graduação, disponível na página inicial, ou clique aqui (http://www4.usp.br/index.php/graduacao).

  • UNICAMP – Universidade de Campinas (www.unicamp.br)
    Assim como o da USP, é um portal bastante completo e repleto de informações. Vale a pena navegar por ele. Se quiser saber mais sobre os cursos de graduação, você pode ir direto para este link (http://www.unicamp.br/unicamp/ensino-pesquisa-e-extensao/graduacao) . Sobre o vestibular, acesse www.comvest.unicamp.br.

  • UNESP – Universidade Estadual Paulista (www.unesp.br)
    Um bom site, com muitas informações sobre essa universidade que conta com campi em diversas cidades do interior paulista. Conheça os cursos que existem em cada cidade e não desanime na navegação do site – que, em algumas partes, fica um pouco confusa. Se tiver dificuldades, use o mecanismo de busca, que ajuda a achar aquilo que você quer.
Vários sites abordam temas ligados à educação. Navegar por eles é uma boa forma de expandir seus horizontes, fazer novas reflexões e aumentar seus conhecimentos.
  • Projeto Aprendiz (http://aprendiz.uol.com.br/homepage.mmp)
    É o site de uma ONG que atua em São Paulo, desenvolvendo diferentes projetos educacionais com adolescentes. Acessando o site, você pode ler textos de autores como Rubem Alves, Gilson Schwartz, Joelmir Beting e Gilberto Dimenstein, que sempre trazem discussões interessantes. Além disso, há links para sites sobre cursos e profissões, e bastante material sobre atividades e projetos do terceiro setor.

  • Rubem Alves (www.rubemalves.com.br)
    Educador, professor e psicanalista, Rubem Alves tem em seu site textos sobre os mais diversos assuntos, propondo reflexões sobre a educação e a condição humana. Imperdível!

  • Biblioteca Virtual de Educação (http://bve.cibec.inep.gov.br/default.asp)
    É uma ótima fonte tanto para pesquisadores da área de educação como para pessoas que se interessam pelo assunto. O site organiza por temas os links para diversas páginas sobre educação na Internet, o que facilita bastante a navegação. Só para ter uma ideia, há temas como “Educação e trabalho”, “Políticas públicas de educação” e “Tecnologia e educação”. Há indicações de sites brasileiros e de outros países. Vale a pena conhecer!

  • MEC (www.mec.gov.br)
    É o portal do Ministério da Educação, com informações sobre a educação no Brasil, programas e projetos, notícias e links de interesse. Oferece uma quantidade impressionante de informações para quem quer ficar por dentro da organização do ensino superior no Brasil. Através do site você pode acessar páginas importantes, como a do Prouni (http://prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/inicio/), em que poderá se informar sobre o sistema de bolsas em instituições privadas e fazer a sua inscrição, e a do FIES (http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=376&Itemid=303) , um programa do MEC destinado a financiar a graduação no ensino superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Também é possível consultar os cursos superiores reconhecidos pelo MEC (http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/inst.stm) e a página do ENADE (http://www.inep.gov.br/superior/enade/), em que constam as avaliações dos cursos e das instituições. A consulta é feita por cada curso e cada instituição, e os cursos e instituições são avaliados em um ano específico, o que exige um pouco de paciência para encontrar a informação procurada.

  • ENEM (http://www.enem.inep.gov.br/)
    Site com informações e link para inscrição na prova do Enem, que é utilizada por muitas instituições de ensino superior como referência para admissão ou como fonte de pontos extras nos vestibulares.

Conhecer o mundo do trabalho e as diversas possibilidades de construção de uma carreira profissional é fundamental nos dias de hoje. Os sites abaixo podem ajudá-lo na busca desse tipo de conhecimento.

  • Código Brasileiro de Ocupações (http://www.mtecbo.gov.br/)
    Você já ouviu falar no Código Brasileiro de Ocupações? Ele é um documento feito pelo Ministério do Trabalho e tem como função organizar e descrever as características dos diversos tipos de ocupação profissional existentes em nosso país. Isso inclui desde ocupações que não exigem nenhuma escolaridade específica até outras que requerem o ensino superior. É uma ótima fonte de informações detalhadas sobre as diversas áreas profissionais.

  • IG Educação (http://educacao.ig.com.br/vestibular)
    Traz informações e notícias sobre vestibulares e universidades. É possível conferir a correção das provas dos principais vestibulares feita pela equipe de professores do Cursinho da Poli. No item Carreira – Guia de Profissões, você encontrará, além de um resumo do curso e da atuação na profissão, entrevistas com profissionais da área – o que é muito útil quando você quer saber mais sobre uma área mas não conhece ninguém com quem possa conversar a respeito.

CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 2145-7654 Unidades Cursinho da Poli: Zona Leste Lapa Santo Amaro