Siga nosso Twitter Inscreva-se no nosso canal Em breve Em breve Ouvidoria HOME



O Cursinho da Poli é um projeto de educação sem fins lucrativos criado em 1987 por um grupo de estudantes de Engenharia da Escola Politécnica da USP. Em 1996, o CP deixou o campus universitário e deu início a um processo de expansão que resultou na criação de uma rede com três unidades: Lapa, Santo Amaro e Zona Leste.

Nosso projeto pedagógico busca a formação pré-universitária dos alunos, o que vai muito além da simples preparação para os vestibulares: por meio de palestras, oficinas, debates e outras atividades científicas, artísticas e sociais, busca suprir as deficiências de formação escolar do estudante e incluí-lo no universo da cultura..


Sarau realizado no 1o semestre de 2010

O Cursinho da Poli acredita na cultura como um direito de todos e, por isso, ela está presente no currículo pedagógico do CP. Quem valoriza esse pensamento é o próprio ministro da Cultura, Juca Ferreira, em entrevista ao Le Monde Diplomatique Brasil (janeiro de 2010): “A arte e a cultura saíram de dentro da sala de aula porque se acreditava que a escola era lugar de capacitação para o mercado. Está na hora de voltar a ter uma formação humanista, mais completa”.

E como a cultura está presente no Cursinho da Poli? Com o Cineclube, que projeta semanalmente um filme de assunto relativo a temas abordados em sala de aula. Quando o tema é mais polêmico, acontecem os Cinedebates: após a exibição do filme, professores e alunos conversam, pedem e dão esclarecimentos e formulam sua opinião crítica a respeito.

A arte e a cultura saíram de dentro da sala de aula porque se acreditava que a escola era lugar de capacitação para o mercado. Está na hora de voltar a ter uma formação humanista, mais completa

Há também as Oficinas – de diversas modalidades, como teatro, cinema, televisão etc. –, que, articuladas aos Saraus, pretendem tirar os alunos da posição de meros espectadores e promovê-los a autores de obras artísticas, assim como também acontece na já tradicional Mostra de Artes, com a participação de alunos e convidados. Além disso, os lançamentos de livros e as palestras com artistas e especialistas durante todo o ano, somados às visitas a espaços como o Centro de São Paulo, as cidades históricas de Minas Gerais e diversos museus, estimulam a construção do conhecimento por meio de vivências.

No acervo da nossa Biblioteca, estão disponíveis as obras de leitura obrigatória da Fuvest/Unicamp, clássicos da literatura nacional e internacional e publicações jornalísticas que dão suporte ao estudo de acontecimentos recentes. No Chá & Poesia, discute-se literatura entre goles de chá.

Como se preparar para o vestibular, se o aluno ainda não sabe em que curso se inscrever, que profissão seguir? Para resolver esse problema, foi criada a Orientação Acadêmica, com quatro setores: o Vestibulógico, a Psicologia, o Plantão de Dúvidas e o Plantão de Redação. São serviços gratuitos à disposição nas três unidades (Lapa, Santo Amaro e Zona Leste).

plantão de dúvidas

» Vestibulógico
é o espaço para pesquisa sobre vestibulares, universidades e profissões. Há informações sobre provas de anos anteriores e características das instituições de ensino, além de publicações que abordam as diferentes profissões dentro de cada área.

» Psicologia
as dúvidas sobre a carreira a seguir, os muitos assuntos e disciplinas para estudar em pouco tempo, os livros de leitura obrigatória, a pressão dos pais... Como suportar tanta coisa? O departamento de Psicologia do CP dá apoio aos alunos que, passando por diversos momentos de estresse nesse percurso, podem precisar de uma ajuda especializada e, assim, estar mais seguros na época dos exames. Mas vai além: orienta alunos com dificuldades de organização de estudo ou que tenham dúvidas em relação à escolha da profissão.

plantão de dúvidas

» Plantão de Dúvidas
composto em grande parte por estudantes da USP, o time de plantonistas fica disponível para sanar as dúvidas que persistem depois das aulas. É também o espaço para estudos, individuais ou em grupo.

» Plantão de Redação
a redação tem um peso considerável nos exames vestibulares e, mesmo depois, na vida acadêmica de todos os estudantes – por isso, recebe uma atenção especial no CP. Além de assistirem às aulas de Redação, os alunos produzem textos e os depositam em urnas específicas, encaminhando-os para avaliação; depois, com os comentários em mãos, podem discutir com os plantonistas as anotações feitas pelos corretores.

plantão de dúvidas
plantão de dúvidas


Enquanto passa o ano dando aos professores as respostas de cada exercício, o estudante tem perguntas que precisa responder para si mesmo: em que universidade estudar? Que profissão seguir?

Afinal, não é só escolher entre o que dá dinheiro e aquilo de que se gosta. Há muito mais coisas envolvidas no processo de escolha de um curso e de uma profissão: a expectativa de ganho, a forma de intervenção no mundo que se pretende ter como trabalhador, o tipo de problema com que se tem afinidade suficiente para se dedicar a estudar... Por isso, o estudante precisa buscar informação, pesquisar as grades dos cursos que o interessam e orientar-se.

Para ajudar nessa decisão, o Cursinho da Poli faz anualmente a Jornada de Trajetórias Profissionais, na qual especialistas de diversas áreas dão palestras aos alunos contando sua experiência, apresentando sua rotina, a base salarial de cada profissão, a situação do mercado de trabalho, o perfil profissional desejável etc.


O material didático do CP foi concebido com o objetivo de suprir as principais carências escolares dos estudantes e também se propõe incluí-los no universo da cultura.

Com um projeto gráfico diferenciado, uma rica iconografia e um sofisticado trabalho com outros recursos estéticos, foi desenvolvido com vistas à formação cultural pré-universitária.

Todo o processo de produção foi supervisionado, em diferentes etapas, por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e escritores consagrados da produção didática, além de ter sido acompanhado ininterruptamente por uma equipe de profissionais de tratamento gráfico e de textos que assessoraram os autores nessa produção coletiva, tornando-a especialmente aberta a inovações – o que resultou numa dinâmica de edição muito peculiar, inteiramente voltada às necessidades dos estudantes.

E os resultados são visíveis: todas as escolas que adotam nosso Sistema de Ensino estão entre as 25% mais bem colocadas no ranking do Enem em seus estados.


plantão de dúvidas
plantão de dúvidas


Os simulados produzidos pelo CP são uma ótima forma de avaliar o desempenho dos alunos em situações de exame, em que se mobilizam articuladamente diversos conhecimentos. Essas provas, sempre com questões inéditas desenvolvidas por uma equipe de professores do CP, simulam a situação de um exame real, com horários definidos e inclusive com o fechamento dos portões.

MUDANÇAS NA CONCEPÇÃO DOS VESTIBULARES E NO ENEM?
PARA O CURSINHO DA POLI, NÃO HÁ NOVIDADES...

Os processos seletivos vêm passando por importantes mudanças nos últimos anos: a Fuvest – o maior vestibular do país – passou a cobrar, desde 2009, todas as disciplinas na segunda fase, enquanto a Unesp acrescentou Filosofia, Artes e Educação Física às suas provas.

Já o Enem foi o exame que mais recebeu mudanças em seu formato, tornando-se o processo seletivo das universidades federais – por meio do SiSU, o Sistema de Seleção Unificada, os candidatos fazem o Enem e, de acordo com suas notas, se inscrevem nas universidades federais em todo o Brasil.

Dividida em dois dias, a prova passou de 63 para 180 questões que avaliam o raciocínio lógico no lugar do conteudismo. A proposta do ministério da Educação é forçar o Ensino Médio a melhorar a preparação dos estudantes, tirando-os da posição de meros decoradores de fórmulas para torná-los criativos, críticos e capazes de resolver problemas.

Isso vai ao encontro da proposta pedagógica do Cursinho da Poli, com seu Sistema de Ensino inovador, o material didático próprio, as diversas palestras sobre diferentes temas que acontecem ao longo do ano, os cursos complementares como o Estudo do Ambiente e as atividades culturais como os cineclubes, cinedebates e saraus, visando não apenas à preparação educacional do pré-universitário, mas à sua formação cidadã.


plantão de dúvidas

Na véspera da Fuvest, o ideal é ficar longe dos cadernos: além de já ter tido o ano inteiro para se preparar, estudar na véspera só aumenta a ansiedade e o nervosismo. Para resolver esse problema, o Cursinho da Poli realiza o Show dos Professores. É uma tarde de sábado perfeita para, ao lado dos amigos, botar pra fora todo o estresse acumulado durante o ano, dançando e cantando de Rolling Stones a Mamonas Assassinas. Com isso, toda a pressão e a insegurança vão embora – mesmo porque, no dia seguinte, a Fuvest estará esperando.

[ veja fotos ] [ Assista a reportagem ]

plantão de dúvidas
Pedro Henrique de Alcântara

Pedro Henrique de Alcântara, aluno de escola pública, fez apenas um ano de Cursinho da Poli, no curso de fim de semana, e foi aprovado em 5 grandes vestibulares: Unicamp, USP, UFSCar, UFABC e Mackenzie. É claro que seu sucesso não “caiu do céu”. Foi necessária muita organização em seu estudo, e Pedro tem consciência da importância do Cursinho da Poli em sua formação acadêmica: “Percebi, de fato, a diferença entre um cursinho pré-vestibular e um cursinho pré-universitário quando conversava com amigos que faziam outros cursinhos e só se preocupavam em fazer milhares de exercícios e estudar conceitos, mas não prestavam muita atenção na possibilidade de transformar aquilo em experiência de vida. Trocar ideias com os colegas e com os professores, interagir de fato. Acho isso muito mais importante do que muitos conceitos curriculares. Com um bom material didático, muitas pessoas conseguem aprender Matemática, Gramática, História, mas há coisas que só o convívio com as pessoas vai nos ensinar”.


plantão de dúvidas
Suzane de Araújo Vieira

Suzane de Araújo Vieira também fez o seu sonho acontecer: no primeiro ano de cursinho, conseguiu uma bolsa de estudo numa universidade particular, mas, como sempre quis estudar na USP, retornou ao Cursinho da Poli, reforçou seus estudos e bingo! Foi aprovada na Fuvest, na Unicamp e na Unifesp. “Serei eternamente grata ao Cursinho da Poli por tornar essa loucura do vestibular mais humana, pois não é só com conhecimento que o CP trabalha, mas principalmente com a formação de pessoas mais esclarecidas. Eu não tinha o hábito de ler jornais, mas os professores vão além da matéria e incentivam isso, para que saibamos o que acontece à nossa volta. Além disso, todas as atividades que o Cursinho da Poli proporciona – como palestras e exibição de documentários – ajudam muito a formar pessoas mais conscientes”.

plantão de dúvidas
Diego Marchetti de Melo

plantão de dúvidas
Fernanda Teodósio Pereira

 

Diego Marchetti de Melo e Fernanda Teodósio Pereira também superaram a defasagem no estudo durante o Ensino Médio em escolas públicas e, com apenas um ano de Cursinho, foram aprovados na Universidade de São Paulo. Diego lembra que, além do conhecimento escolar, teve um grande crescimento pessoal: “No Cursinho da Poli, aprendi não somente o suficiente para ingressar em universidades, aprendi para a vida”. Já Fernanda precisou enfrentar preconceitos criados dentro da escola, de que as universidades públicas não são para os alunos da rede pública de ensino: “O que ouvimos nas escolas, inclusive dos professores, é que não somos capazes de ingressar em universidades públicas. Com isso, a minha força de vontade só aumentou, e agora posso dizer a plenos pulmões: EU PASSEI!”.

[ Leia os depoimentos de Aprovados ] [ Confira as aprovações de 2010 ]

 
CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 2145-7654 Unidades Cursinho da Poli: Zona Leste Lapa Santo Amaro