Siga nosso Twitter Inscreva-se no nosso canal Em breve Em breve Ouvidoria HOME
» FATORES QUE ENVOLVEM A ESCOLHA DA PROFISSÃO «

Pense nas escolhas que você já fez na vida – as mais simples possíveis, como a compra de um calçado, por exemplo. Quais fatores você levou em conta na escolha de um calçado? O preço? O modelo? A cor? A ocasião em que seria usado? Enfim, quantos aspectos podemos considerar no momento de comprar um sapato? Na escolha da profissão não é diferente: existem vários fatores.
Mas que fatores são esses?
Vamos lá.

  • Fatores individuais: aptidões, interesses, necessidades, características de personalidade (autoconhecimento), atitudes e valores.
  • Diversidade dentro da opção: dentro de uma profissão, pode haver diversas formas de atuação, podendo satisfazer também mais de um interesse e/ou habilidade. Por exemplo, o curso de Agronomia. Uma pessoa que se interesse pela área de Agronomia, mas também gosta de tecnologia, pode se tornar um tecnólogo das questões agrárias; se tem interesse pela área de humanas, pode ser tornar um sociólogo ou economista das questões agrárias etc. Por isso, para compreender toda a extensão das tarefas de uma profissão, é preciso ler e entrevistar profissionais, visitar locais de trabalho, participar de palestras sobre o tema.
  • Conhecer o mínimo sobre o exercício das profissões: as profissões apresentam dois aspectos: forma e conteúdo. O conteúdo diz respeito ao ambiente de trabalho, às atividades essenciais, às obrigações, às responsabilidades, às relações sociais e tecnologias envolvidas na profissão. A forma diz respeito à aparência, ao status social da profissão.
  • Fatores políticos: certas profissões assumem importância e/ou mudança de acordo com o momento político de um país. Por exemplo: imagine como era ser jornalista na época da ditadura. Com certeza era diferente do que é ser jornalista hoje em dia. É preciso conhecer a história da profissão para saber que ela é mutável, é construída ao longo do tempo.
  • Fatores econômicos: mercado de trabalho, renda familiar e planejamento econômico.
  • Fatores sociais: classe social, influências dos amigos, escola e família.
  • Fatores educacionais: em que faculdade estudar? O que é curso bacharelado, tecnológico e licenciatura? Qual a carga horária do curso? Faculdade pública ou particular? Tem bolsa de estudo? Como é o vestibular? Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Uma boa escolha da profissão é aquela em que você reflete sobre todos os fatores envolvidos, considerando as vantagens e desvantagens. Para isso, é necessário tempo, paciência, informação, reflexão e persistência. Pense nisso e não se desespere.



CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 2145-7654 Unidades Cursinho da Poli: Zona Leste Lapa Santo Amaro