Relaxa!

  • Para visitar:
  • CCJ – CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

  • Localizado no bairro de Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo, o Centro Cultural da Juventude é uma ótima opção para participar de cursos, assistir a apresentações musicais ou ter contato com produtores culturais. Inaugurado em 2006, o CCJ passou, este ano, a se chamar Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, em homenagem à antropóloga e ex-primeira-dama do país, falecida em junho. Em seus 8.000 metros quadrados, é possível encontrar, entre outros serviços, laboratórios, anfiteatro, cinema, shows, exposições, biblioteca, CDs, DVDs, Internet Livre em banda larga, estúdio para gravações musicais e ilhas de edição de vídeo e de áudio. Para quem reclama que nunca tem opções de lazer, não perca tempo e vá conhecer o CCJ. Visite!


  • Para navegar:
  • SITE - DOMÍNIO PÚBLICO

  • Site Domínio Público“Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro”. A frase dita pelo Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam, presidente da Índia, abre a página explicativa sobre a missão do portal Domínio Público, a biblioteca digital em software livre do Governo Federal. Em tempos de discussão sobre direitos autorais na Internet – polêmica iniciada quando o Napster permitiu a troca massiva de arquivos no formato MP3 –, é lamentável constatar que o site ainda não alcançou o grande público. Lá, é possível baixar gratuitamente (e legalmente) vídeos, sons, imagens e textos, como “A divina comédia”, de Dante Alighieri, os poemas de Fernando Pessoa e o teatro de William Shakespeare. Destaque para a obra completa de Machado de Assis. Navegue!
    www.dominiopublico.gov.br


  • Para assistir:
  • DOCUMENTÁRIO – MOTOBOYS, VIDA LOCA

  • Cartaz do Documentário Motoboys, Vida Loca Na capital paulista, uma cidade com 10 milhões de habitantes – e que ainda recebe mais 8 milhões provenientes da Grande São Paulo –, as marginais e principais avenidas estão saturadas e parecem ter chegado ao limite. Porém, o jeitinho brasileiro arrumou uma forma de manter as essenciais entregas rápidas ao turbinar os antigos “office-boys” com uma moto e um baú nas costas. O documentário “Motoboys, Vida Loca” (2003), de Caíto Ortiz, tenta investigar as conseqüências do aumento do número de motos nas ruas e a necessidade da entrega rápida através de comentários de anônimos e de personalidades como o publicitário Washington Olivetto, o jornalista Gilberto Dimenstein e o apresentador Serginho Groisman (o qual confessa ter utilizado um serviço de urgência de um motoqueiro que incluía ultrapassar faróis vermelhos e andar pelas calçadas). O fenômeno transformou a disputa pelo asfalto numa guerra urbana entre os motoqueiros e os motoristas de carros, ônibus e caminhões, com retrovisores arrancados, capôs amassados e cusparadas pela janela. “Hoje, uma greve de motoboys é muito mais prejudicial do que uma greve de um sindicato qualquer”, avisa o urbanista Paulo Mendes da Rocha. Da próxima vez que você pedir uma pizza, vai ter coragem de reclamar da demora na entrega? Assista!

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. São Benedito, 245 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera) – São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br