VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERCampanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Eu apoio!

 

 

 

 

 

 

Desde 2003, acontece no Brasil, de 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que conta com o apoio dos governos federal, estadual e municipal e, junto com organizações não governamentais, promove ações na perspectiva ampliar o debate e dar visibilidade às várias formas de violência contra as mulheres. Este ano, foram incorporados ainda os dias 20 de novembro, da Consciência Negra, e 18 de dezembro, data da adoção, pela ONU, em 1979, da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de descriminação contra a mulher.

Essa Campanha foi criada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership (Centro Global para a Liderança da Mulher) e hoje conta com a participação de 1.700 organizações em cerca de 159 países, desenvolvendo um conjunto de ações e manifestações públicas pelo fim da violência contra as mulheres.

Participe e ajude a ampliar o debate. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, em 2001, a projeção da taxa de espancamento (11%) para o universo investigado (61,5 milhões) indica que pelo menos 6,8 milhões de brasileiras já foram espancadas ao menos uma vez. Considerando-se que 31% das mulheres que admitiram ter sido espancadas declararam que a última vez fora no período dos 12 meses anteriores, projeta-se cerca de, no mínimo, 2,1 milhões de mulheres espancadas por ano no país, 175 mil/mês, 5,8 mil/dia, 243/hora ou 4/minuto – uma a cada 15 segundos. Ou seja, a violência contra si está muito presente no cotidiano de muitas brasileiras, e essa é uma batalha que só pode ser vencida com união e informação.

Mais informações no blog do evento: http://www.campanha16dias.org.br/ed2009
e no site da campanha internacional: www.cwgl.rutgers.edu/16days

Texto produzido pelo Serviço Social do Cursinho da Poli

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D'Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654

Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br