Siga nosso Twitter Inscreva-se no nosso canal Em breve Em breve Ouvidoria HOME

Serviço Social » Programa de Bolsa

O programa de bolsas, enquanto uma das ações do Serviço Social, possui como objetivo atender os alunos que se encontram em uma situação de maior vulnerabilidade social. A concessão ou não da bolsa de estudos pelo Cursinho está submetida a uma análise e seleção socioeconômica da situação domiciliar dos alunos que pleiteiam este recurso.

Esta seleção é fundamentada em algumas pesquisas tais como: a da Fundação SEADE sobre as condições de vida da população na Região Metropolitana de São Paulo, e da equipe de Serviço Social do CP sobre o perfil socioeconômico dos seus ex-alunos.

Sendo o Cursinho da Poli um projeto auto - sustentável da Fundação PoliEducar, o atendimento a toda demanda pelo programa de bolsa somente será viabilizado com parcerias institucionais que contribuam com o Cursinho da Poli, visto que o mesmo é mantido pelo pagamento das taxas de manutenção.

Como participar

O aluno no primeiro dia de aula, oficializado pelo calendário do Cursinho da Poli, deve consultar o Mural do Serviço Social. Nele encontrará informações sobre dias e horários para solicitação de bolsa.

As datas e horários, bem como suas alterações, serão afixadas no referido Mural, no máximo, com uma semana de antecedência. Para tanto, torna-se necessário consultá-lo diariamente.

Outras informações:

  • A concessão de bolsa somente será valida a partir da 2ª taxa de manutenção.
  • O aluno que ingressou no Cursinho e não necessitou participar do processo de seleção de bolsa, no entanto, por algum motivo inesperado, ao longo do ano letivo precise deste recurso, deverá estar atento às datas que serão divulgadas posteriormente.
  • Havendo dúvidas, procurar pessoalmente o Serviço Social. Para que não haja transtornos, reiteramos e orientamos que o aluno, ao ingressar no Cursinho verifique com antecedência os dias e horários de atendimento.
  • Para os alunos que tiverem a bolsa aprovada, lembramos que o percentual obtido não é fixo, ou seja, poderá ser alterado mensalmente dependendo da demanda, das condições financeiras do Cursinho e das situações socioeconômicas apresentadas pelos alunos que posteriormente venham solicitar a bolsa.
  • A transparência na apresentação e comprovação dos dados socioeconômicos declarados para seleção de bolsa é pré-requisito para assegurar a legitimidade do programa de bolsa que tem como principal objetivo atender os alunos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.
  • Para afirmar a co-responsabilidade do processo será assinado pelo aluno que pleiteia bolsa, um termo em que se estabelece o compromisso pela veracidade das informações apresentadas ao solicitar a bolsa, bem como, sobre as posteriores alterações que ocorrerem na situação socioeconômica do domicílio do aluno.
  • Os alunos bolsistas estarão sujeitos a uma análise semestral dos dados declarados e comprovados pelos mesmos, bem como o acompanhamento de freqüência às aulas, simulados, dentre outros. Ressaltamos que, conforme o Serviço Social julgar necessário essa análise e verificação de dados poderá ocorrer em um período menor através de Entrevistas e Visitas Domiciliares.
  • A divulgação do resultado da solicitação de bolsa, bem como as possíveis alterações, serão disponibilizados sempre no final de cada mês via boleto e visor da catraca.

Horário de atendimento

O horário normal de atendimento ao aluno realizado pelo Serviço Social será informado após o período de solicitação de bolsa através do Mural do Aluno.

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 2145-7654 Unidades Cursinho da Poli: Zona Leste Lapa Santo Amaro