Siga nosso Twitter Inscreva-se no nosso canal Em breve Em breve Ouvidoria HOME

 

Nas Oficinas de Fotografia aprende-se como manusear uma câmera - a câmera que tiver disponível - aprende-se a controlar a luz, grande matéria prima da fotografia, que quer dizer: photos= luz, grafos= escrever, mas aprendemos também a experimentar se expressar com uma linguagem, escrevemos com a luz.

Você pode se perguntar: mas, será que posso fazer boas fotografias? Todos podem, conhecendo algumas técnicas e códigos dessa gramática, é possível fazer poesia... E a poesia é um olhar sensível sobre si, sobre o outro, sobre o mundo.

Tais elementos estão impressos na fotografia e constituem aspectos da linguagem fotográfica. Em meio às infinitas escolhas e combinações para se captar um evento, cada indivíduo desenvolve tais escolhas (tal linguagem) baseado em todo seu repertório imagético, emocional, cultural, social...cada qual com tal singularidade tem o seu olhar que imprime a realidade.

Desta forma o trabalho com a fotografia é uma forma de conhecimento de si e do que o cerca. Conhecimento e reconhecimento de si porque, a fotografia, enquanto linguagem expressiva, propõe o desenvolvimento de um olhar. O que chamamos de olhar é uma forma de percepção do mundo, que não é passiva, é participativa, pois, é a partir dela que nos relacionamos com nosso universo íntimo, mas também com a sociedade.
É a partir dela que atuamos e que nos posicionamos na sociedade, é a partir dela que construímos um produto para comunicar: a fotografia.

Buscamos mais do que a foto perfeita tecnicamente (afinal, a técnica é um instrumento para a expressão) mas, a foto que exprima um processo de criação, que exprima uma forma de olhar, que para cada pessoa é única e singular.
O respeito a estas diferenças e a estas formas de ver é importante, pois, não existe uma verdade estética (discutimos,inclusive, o que é o belo pra cada um, a partir de determinados parâmetros). Existe uma busca, que é individual como também coletiva, pois, estamos sempre construindo idéías e compartilhando em grupo.

Oficina nÂo oferecida no momento


CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 2145-7654 Unidades Cursinho da Poli: Zona Leste Lapa Santo Amaro