EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA Os recursos gráficos do novo curso tele-presencial, em fase de teste, chamam a atenção dos alunos. Escolas parceiras em todo o Brasil poderão participar via satélite

Sempre em busca de aprimorar o ensino – o que inclui, claro, torná-lo mais democrático ­–, o Cursinho da Poli apresenta o novo curso tele-presencial. Previsto para começar em março de 2008, o projeto está em fase de teste e foi oferecido durante duas semanas aos alunos da unidade Lapa.

De um estúdio em São Paulo, as aulas ministradas pelos professores do Cursinho da Poli são retransmitidas via satélite para escolas parceiras de diversas regiões do Brasil. A maior inovação desse sistema reside na utilização de tecnologias de última geração, que estimulam o aprendizado com aulas dinâmicas e interativas.

Os recursos gráficos foram o que mais chamou a atenção de quem participou desse projeto piloto. O modo como os professores usaram as cores e as imagens em três dimensões produziu um interesse renovado sobre os tópicos abordados. “A vantagem do curso tele-presencial é a utilização de recursos tecnológicos: vídeos, softwares educativos, animações em 3D. Um professor de Biologia, por exemplo, pode mostrar com imagens em três dimensões uma célula, girá-la, dando uma visão mais completa e 'realista' dos objetos de estudo", explica Rafael Schaffer Gimenes, professor de Matemática do Cursinho da Poli.

Outro aspecto positivo do curso tele-presencial é o seu alcance: além de ser transmitido para a unidade Lapa em São Paulo, chega a escolas parceiras em todas as regiões do Brasil que receberão o sinal, o que significa que muitos mais alunos terão acesso ao ensino de qualidade que o Cursinho da Poli construiu nestes últimos 20 anos.

E para quem acha que o fato de não haver um professor em sala pode gerar dispersão e prejuízo das atividades, a experiência mostrará que isso não acontece. “A concentração é interesse dos próprios alunos, pois estão chegando os vestibulares e é a chance de pegar alguma dica, algum detalhe que escapou e que pode ajudar”, diz Clayton Lima da Silva, aluno do período noturno do Cursinho.

Mas, além dessa organização dos próprios alunos interessados, um monitor fica na sala e organiza o envio das dúvidas via internet aos professores, que respondem ao vivo, no final da aula. Previsto para início em março de 2008, o curso tele-presencial seguirá o formato semi-extensivo, e as aulas serão transmitidas das 14h às 17h40. Quem se matricular até o dia 25 de outubro, pagará R$ 54,00 mensais.

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. São Benedito, 245 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera) – São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br