ENTRE AS 25% MELHORES DE SEUS ESTADOS Escolas que adotam o Sistema de Ensino do Cursinho da Poli alcançaram ótimo resultado no Enem 2008

Com sua proposta pedagógica de formar não apenas estudantes, mas cidadãos críticos e criativos, o Cursinho da Poli sempre esteve em sintonia com as características do Exame Nacional do Ensino Médio. Demonstração disso é o resultado obtido no Enem 2008 pelas escolas que utilizam o Sistema de Ensino do Cursinho da Poli: todas ficaram entre as 25% mais bem colocadas em seus estados.

Essa informação pode ser verificada por meio do sistema de análise criado pela revista semanal Época. Ao selecionar em qual região se localiza a escola e postar a nota que ela obteve – fornecida pelo Ministério da Educação –, o sistema mostra se ela está entre as piores do estado, se está abaixo ou acima da média, ou se está entre as 25% melhores. E todas as escolas parceiras do CP alcançaram esse ótimo resultado. Foi o caso, por exemplo, da Escola Técnica Estadual Martinho Di Ciero, de Itu, que marcou 62.25 pontos e ficou entre as 25% mais bem colocadas do estado de São Paulo.

Carlos Alberto Grana A aluna Paula Fanno Giancoli saiu da capital paulista para estudar na Etec Martinho Di Ciero, em Itu

E os bons resultados alcançados pelas instituições que utilizam o Sistema de Ensino do CP não são nenhuma novidade. Na edição de 2007 do Enem, a escola Educativa, de Ourinhos, ficou com 62.05 pontos, dez acima da média nacional. E a Etec Martinho Di Ciero ficou em primeiro lugar na cidade de Itu, 17 pontos acima da média do município. Desde 2003, a Etec utiliza o Sistema de Ensino do Cursinho para contar com a qualidade pedagógica do material didático, que visa à formação educacional conjugada à formação cidadã do aluno – conceito também compartilhado pela escola técnica.

A estrutura da unidade de Itu do Centro Paula Souza, aliás, é exemplar: rodeado de árvores e plantações, o ambiente é perfeito e convidativo para o aluno permanecer na escola. Além de um Ensino Médio de qualidade, a Martinho Di Ciero oferece cursos técnicos de agropecuária, meio ambiente, gestão da empresa rural, turismo, administração e logística, e é a única da rede a ter um hotel em suas dependências, para o curso de hotelaria. Esse diferencial é uma das razões pelas quais a instituição tem sido procurada por estudantes de diversas regiões, como fez a aluna Paula do Fanno Giancoli, que saiu da capital paulista para estudar em Itu.

Pronta para enfrentar os principais vestibulares no final do ano para o curso de Educação Física, Paula achou interessante a escola técnica usar o material didático do CP no lugar de um livro escolar para cada disciplina: "Era horrível aquela pilha de livros que carregava todo dia na escola. A apostila é mais objetiva, vai direto ao ponto e sempre relaciona o assunto com algo do cotidiano. Por exemplo, numa aula de Física, é feita uma relação com a roda gigante. Fica bem mais prático você pensar num vetor se imaginar uma roda gigante. Quem nunca viu uma roda gigante?".

Carlos Alberto Grana Maria de Lourdes Martins, coordenadora pedagógica da Martinho Di Ciero, explica como a Etec utiliza o material didático do Cursinho da Poli.

Mas não foram apenas a contextualização e a interdisciplinaridade do material didático do CP que chamaram a atenção da coordenação da escola Martinho Di Ciero. Destaca-se também sua proposta editorial dinâmica, que permite uma integração com outras fontes de ensino, como os livros didáticos sugeridos pela Secretaria de Educação. "Acho o material muito bom exatamente por seu formato aberto, com sugestões de como o professor pode incrementar a aula", explica Ricardo Toledo, coordenador do Ensino Médio da Etec de Itu.

Carlos Alberto Grana Evandro Pereira de Jesus orienta os colegas do grupo de estudos da escola

Já o aluno Evandro Pereira de Jesus precisou se adequar ao material didático ao chegar à Martinho Di Ciero: "Quando entrei aqui, foi meio impactante por conta dos exercícios de vestibular, algo que eu não tinha visto nos livros didáticos anteriormente". Porém Evandro passou por cima de diversas dificuldades e hoje é um exemplo: uma professora da escola pública em que estudava pagou a taxa da inscrição do vestibulinho para ele concorrer à vaga na Etec. Ao entrar, precisou fazer mais uma vez o primeiro ano do Ensino Médio – as escolas técnicas só aceitam alunos ingressantes nesse estágio. Hoje, no segundo ano do Ensino Médio, o aluno coordena o grupo de estudos da escola, ajudando os colegas a sanar dúvidas sobre as disciplinas.

Além do material didático do CP, escolas públicas e particulares podem adotar cursos complementares criados pelo Cursinho da Poli, como a Roda de Leitura – aulas específicas sobre as obras literárias de leitura obrigatória para a Fuvest e para a Unicamp – ou o Intensivão Novo Enem. Já o Cursinho da Poli na Escola é uma série cursos pré-vestibulares ministrados pelos professores do CP na própria instituição de ensino, com a vantagem de evitar o deslocamento dos alunos e facilitar a aprendizagem. É possível conhecer o Sistema de Ensino do CP ou agendar uma palestra gratuita sobre os principais vestibulares e sobre o Enem pelo telefone (11) 2145-7676 ou pelo e-mail material@cursinhodapoli.org.br.

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654

Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br