Projeto didático-pedagógico

Todos os cadernos têm uma estrutura que organiza os conjuntos temáticos definidores das aulas:

Epígrafe

Para ler antes de o professor entrar em sala, é um mote de reflexões preliminares, que anuncia ou aproxima o tema que será abordado em aula e, assim, contribui para a formação de leitores atentos.


Texto de aula

Para ler fora da sala de aula, pretende estimular o estudo autônomo, individual ou em grupo, aprofundando o que foi tratado em aula.


Exercícios

Organizados como um processo de aprendizado pautado na aplicação dos conteúdos abordados pelo professor, servem, ao mesmo tempo, como orientação para a resolução de exercícios dos vestibulares.

Estudo Orientado

Trata-se de uma seção em que atividades sugeridas aos alunos compõem um quadro de estudo programado. Está organizado nas seções apresentadas a seguir, que aparecem em cada aula conforme sejam pertinentes ao que está sendo estudado. Estas seções de atividades aparecem sempre depois de uma bateria de exercícios além daqueles resolvidos em sala:

Roda de leitura

Textos complementares de fontes variadas são oferecidos para leitura e discussão em grupo.


Pesquisar e ler

Indicação de leituras que ajudam a aprofundar certos temas, ou abrem para outros, correlatos aos tratados em aula, visam a estimular a curiosidade e incentivar a pesquisa, enriquecendo a formação do estudante.


Ver e ouvir

Indicação de materiais variados, basicamente músicas e filmes que podem ampliar os conhecimentos em foco.


Navegar

Indicação de sites que têm a ver com o que é abordado em aula ou oferecem dados para novas explorações, aprimorando a capacidade de selecionar informações e diversificar os modos de pesquisa, desenvolvendo o contato com os meios digitais.


Passear

Sugestões de sítios históricos, museus, praças, avenidas e toda sorte de passeio que complemente os estudos teóricos com vivências significativas.


Vivenciar

Orientação de experiências que colaboram para desenvolver a percepção de certos conceitos, estimulando a transformação de conhecimento em experiência vivida e viceversa, propondo uma relação entre o plano teórico e o empírico.


Ágora

Apresenta um tema levantando dados e opiniões sobre assuntos polêmicos e de interesse público, com vistas a estimular o debate entre os alunos e deles com seus amigos e familiares, ou seja, dentro e fora da escola.


Senha

Para encerrar cada conjunto de aulas, o aluno é chamado a decifrar um enigma; uma questão ou sugestão ao final do Estudo orientado incita à formulação de perguntas que só serão respondidas nas aulas seguintes.